Módulo 4 - Noções básicas de GPS IV

4.6 Descrição dos receptores GPS

Os principais componentes de um receptor GPS são (Seeber, 1993):

· antena com pré-amplificador: as antenas GPS são protegidas para evitar possíveis danos. Para tanto se usa um tipo de plástico especial, o qual deve manter os sinais tão próximo do original quanto possível. A captação dos sinais GPS está mais concentrada no receptor do que na antena propriamente dita. De qualquer forma, uma antena GPS, geralmente, contém um pré- amplificador de baixo ruído que impulsiona o sinal antes dele alimentar o receptor.

· seção de Radio freqüência (RF): estásecção serve para a identificação e processamento dos sinais os sinais que entram no receptor. Estes sinais por sua vez são convertidos na divisão de RF para uma freqüência mais baixa, denominada freqüência intermediária e mais fácil de ser tratada nas demais partes do receptor. Isto é obtido pela combinação do sinal recebido pelo receptor com um sinal senoidal gerado pelo oscilador do receptor. Estes osciladores são, normalmente de quartzo e de qualidade muito superior aos utilizados nos relógios de pulso.

· microprocessador para controle do receptor, amostragem e processamento dos dados: é necessário no controle das operações do receptor (obter e processar o sinal, decodificar a mensagem de navegação), bem como para calcular posições e velocidades, além de outras funções (controle dos dados de entrada e saída, mostrar informações).

· interface para o usuário, painel de exibição e comandos: a unidade de comando e display proporciona a interação com o usuário. As teclas podem ser usadas para entrar com comandos visando selecionar as mais variadas opções de coleta de dados, monitoramento das atividades do receptor, mostrar as coordenadas calculadas e outros detalhes, satélites sendo rastreados, ângulo de elevação, etc, bem como para entrar com a altura da antena e identificação da estação. Porém a maioria dos receptores dispõe de padrão de operação preestabelecido, não requerendo intervenção do usuário.
· provisão de energia: o suprimento de energia foi um fator muito crítico nos primeiros receptores, devido ao alto consumo. Os receptores modernos são concebidos para que tenha consumo mínimo de energia. Alguns chegam mesmo a operar com baterias comuns (pilhas), embora tenham uma bateria interna recarregável, em adição a entrada de energia externa.

· memória para armazenar os dados: os receptores dispõem também de memória interna para armazenagem das observações (pseudo-distância e medidas de fase da portadora) e das efemérides transmitidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário