Módulo 4 - Noções básicas de GPS VIII

4.12 Aplicações Gerais do GPS

Embora o GPS tenha sido desenvolvido para ir suprir as necessidades militares, logo foram desenvolvidas técnicas capazes de o tornar útil para a comunidade civil. A seguir estão apresentadas algumas aplicações no intuito de dar uma visão global das potencialidades do GPS:

Transportes /Deslocamentos - Para o transporte aéreo, marítimo ou terrestre em locais de difícil reconhecimento como é o caso de florestas ou desertos, são múltiplas as possibilidades do GPS, como traçar rotas, conhecer a distânc ia real percorrida, estabelecer trajetos de ida e volta, marcar determinado local e retornar a ele a qualquer momento. No transporte terrestre, a rota pode ser monitorada continuamente durante a viagem. Na sede de uma transportadora, as posições dos veículos são conhecidas a qualquer momento e qualquer desvio ou desaparecimento do sinal pode ser entendido como possível acidente, roubo da carga ou até mesmo desobediência do motorista em manter-se na rota preestabelecida. Isto possibilita agilidade na tomada de decisão para as devidas providências cabíveis a cada situação

Área Militar - serve em geral para navegação e orientação dos mísseis "inteligentes" até o alvo.

Defesa civil - Alguns serviços de proteção civil já estão também utilizando GPS. Receptores de GPS são colocados em ambulâncias com o objetivo de guiar os helicópteros de serviços médicos até elas muito mais rapidamente e em situações onde a visibilidade é reduzida.

Topografia e geodésia - utilizado em todas as aplicações topográficas, visto a sua precisão milimétrica que permite determinar ângulos, distâncias, áreas, coordenadas de pontos, efetuar levantamentos, etc. Além do mais o GPS oferece a possibilidade de armazenar dados alfanuméricos em cada estação, tem extremo valor na coleta de dados para mapeamento. Incomparáveis são as vantagens sobre as técnicas utilizadas sem o uso do GPS, em termos de tempo, facilidade e confiabilidade na obtenção dos dados.
O uso de equipamentos convencionais como teodolito, estação total, nível, trena, exige para estes serviços, muito mais tempo e portanto, maiores custos. Alguns casos atendidos pelo GPS são impossíveis através da Topografia, como o monitoramento contínuo de veículos; tem-se também que dentre muitas, outra grande vantagem do GPS é a não necessidade de intervisibilidade entre as estações.

Esportes e Lazer - utilizado nas atividades como navegação, pesca, alpinismo, exploração de caminhos ecológicos e pontos turísticos, etc. Para qualquer atividade que necessite conhecer a posição real do local, o GPS é um grande auxílio.

Como se pode concluir, seria impossível enumerar toda a multiplicidade de usos do GPS. Novas aplicações irão sendo desenvolvidas assim como a tecnologia que as envolve.

Mapeamentos e geoprocessamentos- muito utilizado na coleta de dados (coordenadas) de posicionamento dos diversos objetos a serem mapeados (analógicos ou digitais), como postes de redes elétricas, edificações em geral, limites de propriedades rurais, etc. Suas aplicações são intensas nos serviços de Cadastro e Manutenção que visam elaborar e monitorar cartas temáticas, assim como na captura de dados para monitoramento ambiental, prevenção de acidentes ou ajuste de bses cartográficas distintas, especialmente se utilizadas em GIS.

No setor ambiental, o universo de aplicações é quase ilimitado. mapeamento e medição de áreas desmatadas, georrefenciamento de fontes poluidoras, delimitação de áreas afetadas por desastres ecológicos entre outros. Apenas para registrar um caso real de aplicação ambiental pede-se citar o sistema de detecção de focos de incêndios florestais, em tempo real, implantado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e o IBAMA.

Setor agrícola - serviços de agrimensura realizam levantamentos precisos e rápidos nas demarcações de propriedades, localização e medição de áreas. Aparelhos específicos para esta finalidade permitem coleta de dados para cadastramentos diversos. Na agricultura de precisão (AP), que consiste em melhorar a produtividade das culturas por meio de acompanhamento e tratamento diferenciado de pequenas parcelas da lavoura, o GPS é utilizado em todas as etapas: no georreferenciamento e posicionamento das amostras de solo; no registro espacial da vazão do produto, no momento da colheita; na determinação do local correto de aplicação de corretivos e fertilizantes. Nas tarefas de previsão de safras, além disso pode também pode ser usado para delimitação e cálculo de áreas de cultivo, no georreferenciamento de lavouras e/ou parcelas utilizadas como áreas amostrais, etc.

Outras aplicações são possíveis, por exemplo, estão na área do planejamento regional e urbano, na locação de obras na construção civil, como estradas, barragens, pontes, túneis, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário