Módulo 1- Escala



Módulo 1- Noções Básicas de Cartografia


13. O que é escala?

Relação entre a distância entre dois pontos quaisquer no mapa, com a correspondente distancia na superfície da Terra. Traduzida, em geral, por uma fração, significa que essa fração representa a relação entre as distancias lineares da carta e as mesmas distâncias da natureza, ou seja: é uma fração em que o numerador representa uma distância no mapa, e o denominador a distância correspondente no terreno, tantas vezes maior, na realidade, quando indica o valor representado no denominador.
Exemplo: A escala é 1:50000, indica que a medida na carta é 50000 vezes maior no terreno.

13.1- Classificação das escalas:

a) Escala numérica: vem representadas pelo enunciado da própria fração, tendo a vantagem de informar imediatamente o numero de reduções que a superfície real sofreu. Entretanto é imprópria para processos de fotocópia, visto a ampliação ou redução que ocorre do original.
Ex: 1:25.000
Cálculos envolvendo escala:
· Escala: E = d/D onde:
· Distancia real: D = d/E
· Distancia no mapa: d= E x D
Onde:
E é a escala
D é a distancia real
d é a distancia no papel
OBS: Lembrando que se utiliza na escala, a fração como um todo, por exemplo, 1:20.000, e não apenas 20.000.

b) Escala gráfica: representada por segmento de régua graduado, podendo-se medir diretamente no mapa quaisquer distâncias no terreno, na medida representada. Pode-se, por exemplo, determinar a distancia entre dois pontos, em linha reta, com uma simples tira de papel, na qual marcamos esse alinhamento e comparando-o com a escala gráfica, teremos a medida real no terreno.


13.2 - Relação entre escala pequena e escala grande

Uma escala será maior quando indica uma redução menor, por sua vez uma escala menor será aquela que indicar uma maior redução.
Ex: 1:10000 é uma escala grande, enquanto que 1:1.000.000 é uma escala pequena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário