Modulo 1 - paraleos, meridianos, longitude e latitude


Modulo 1 - Noções Básicas de Cartografia

6. Paralelos
São círculos da esfera cujo plano é perpendicular ao eixo dos pólos. O equador é o paralelo que divide a Terra em dois hemisférios. O 0º corresponde ao equador, o 90º ao pólo norte e o -90º ao pólo sul.
Para o IBGE, são “círculos da superfície da Terra paralelos ao plano do Equador, onde apenas um é um círculo máximo, o Equador (0°), os outros tanto no hemisfério Norte quanto no hemisfério Sul, vão diminuindo de tamanho à proporção que se afastam do Equador, até se transformarem em cada pólo, num ponto (90°).



Fonte: Rosa, Roberto; Cartografia Básica


7. Meridiano
São as linhas que passam através dos pólos e ao redor da Terra, ou seja, são círculos máximos da esfera cujos planos contêm o eixo de rotação ou eixo dos pólos. O ponto de partida para a numeração dos meridianos é o meridiano que passa pelo observatório de Greenwich, na Inglaterra. Portanto, o meridiano de Greenwich é o meridiano principal (0°). A leste de Greenwich os meridianos são medidos por valores crescentes até 180º e, a oeste, suas medidas são decrescentes até o limite de -180º.


Fonte: Rosa, Roberto; Cartografia Básica.

8. O que é latitude?
É o ângulo formado entre o equador terrestre e um ponto considerado. Todos os pontos do equador terrestre têm latitude geográfica igual a 0º. Pontos situados ao norte do equador têm latitudes maiores que 0º variando até 90º que é a latitude do pólo geográfico norte. Da mesma forma variam as latitudes ao sul do equador terrestre, desde 0º a 90º, latitude do pólo geográfico sul. Para se diferenciar os valores, atribui-se sinal positivo para as latitudes norte e negativo para as latitudes sul.
Ainda segundo o IBGE, latitude é entendida como a ângulo formado pela normal à superfície, adotado para Terra, que passa pelo ponto considerado e a reta correspondente à sua projeção no plano do Equador.


9. O que é longitude?
É o ângulo formado entre o meridiano que passa pelo lugar e o meridiano que passa pela cidade de Greenwich, Inglaterra. A longitude é medida de 0º a 180º, para leste ou para oeste de Greenwich. Por convenção, atribui-se também sinais para as longitudes: negativo para oeste e positivo para leste.
Tendo-se os valores da latitude e da longitude de um local desejado, estarão determinadas as coordenadas geográficas do mesmo.


10. O que é coordenada geográfica?
Trata-se do sistema mais antigo de coordenadas. Nele, cada ponto da superfície terrestre é localizado na interseção de um meridiano com um paralelo. Suas coordenadas são a latitude e a longitude. O sistema utilizado é a graduação (graus, minutos e segundos).

19 comentários:

  1. Legal...estou fazendo um post sobre os paralelos e os meridianos me segue aí
    JuniorDesciclopedia!!!
    Valeu!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Huum mtoo boom ajudou mtoo mesmoo noo meuoo trabalhoo !



    bjinhuus

    ResponderExcluir
  3. excelente explicação com certeza aqueles que procuram explicação sobre paralelos e meridianos tem aqui otimo esclarecimento

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. me ajudou na minha prova obrigado

    ResponderExcluir
  6. Obrigada muito bom,tirei as dúvidas,

    ResponderExcluir
  7. Obrigado me ajudou a entender o assunto pra prova

    ResponderExcluir