Modulo 1 - O que é cartografia e tipos de representações

Módulo 1 - Noções Básicas de Cartografia

1. O que é cartografia?

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cartografia é a arte de levantamento, construção e edição de mapas de qualquer natureza.

Sanches (1973), afirma que a cartografia é por si só, uma ciência perfeitamente definida, com propósitos e métodos próprios quando cuida da representação de parte ou de toda a superfície terrestre, entendendo a localização exata dos detalhes naturais e artificiais do terreno.

Para Duarte (1991), a cartografia é ciência e arte ao mesmo tempo. Para alguns é entendida como uma técnica a serviços de outras ciências.

Segundo, o IBGE, entende por cartografia como o “conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo como base os resultados de observações diretas ou a análise de documentação já existente, visa a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão gráfica ou representação de objetos, elementos, fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos, bem como sua utilização”.

Modernamente o conceito de cartografia é tido como a organização, apresentação, comunicação e utilização da geoinformação nas formas visual, digital ou táctil, que inclui todos os processos de preparação de dados, no emprego de todo e qualquer tipo de mapa.

2. Tipos de representações.

· Globo: representação cartográfica sobre uma superfície esférica, em escala pequena, e dos aspectos naturais e artificiais; com finalidade cultural e ilustrativa.

· Mapa: descrito com maiores detalhes abaixo.

· Carta: representação no plano, em escala media ou grande, dos aspectos artificiais e naturais de uma área tomada de uma superfície planetária, subdividida em folhas delimitadas por linhas convencionais – paralelos e meridianos – com a finalidade de possibilitar a avaliação de por menores, com grau de precisão compatível com a escala.

3. Mapas
São produtos cartográficos que constituem uma representação do terreno, pode ser plana, simplificada, ou convencional. As informações georreferenciadas classificam-se conforme atributos espaciais e não espaciais:
# não-espaciais: todas as informações que caracterizam uma entidade (objeto-evento).
# espaciais: todas as formas de mapas e cartas. Assim os atributos espaciais subdividem-se em mapas base e mapas temáticos.

3.1- Mapas base (cartas topográficas): documentos cartográficos que se fundamentam em restituição fotogramétrica, ou na topografia convencional, constituindo-se em um conjunto de traços e simbologia adequada. Servem em geral como ferramenta básica para obtenção de produtos cartográficos secundários (mapas temáticos).

3.2 - Mapas temáticos: são os documentos destinados a um público específico que fará uso especifico das informações nele contidas. Assim a cartografia temática não expressa todos os fenômenos de um determinado espaço, mas sim expõem sobre uma base cartográfica de referencia um determinado fenômeno.

3.3- Mapas coropletos: exibe informações em classes e em diferentes cores e padrões. Mapa temático que representa dados numéricos, geralmente agrupados em classes, referidos a unidades espaciais (administrativas ou outras), cujo conteúdo é representado por manchas, correspondentes à base espacial, através de seqüências de símbolos que expressam a variação das classes (ou dos próprios dados, no caso de serem estes representados); estes mapas são, portanto, reservados à representação de fenômenos descontínuos.
3.4 – Mapas de isolinhas: representa fenômenos que são contínuos no espaço, através de isolinhas, cujo traçado se faz por interpolação, a partir de um numero limitado de valores, referentes a uma determinada base espacial e atribuídos ao seu centro geométrico.

3.5 – Mapa corográfico: São mapas na escala de 1:100 ou mais pequena, representando traços gerais de uma região ou conjunto de regiões; onde as características de sua representação se assemelham muito aos mapas topográficos.

3.6 - Mapa de pontos : representa um fenômeno de natureza quantitativa por intermédio de pontos de valor constante (ou pontos de valor unitário) e de igual tamanho, repartidos uniformemente ou não (implantação gráfica pontual ou em mancha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário