Módulo 1- Introdução ao Geoprocessamento

Módulo 1- Noções Básicas de Cartografia

14 O que é geoprocessamento?

Consiste em uma ferramenta de auxilio no tratamento, manuseio, organização, procura e análise de dados em alta velocidade, utilizando-se para isso o Sistema de Informações Geográficas (SIG). Tornando-se fundamental o emprego de mapas temáticos resultantes das técnicas de geoprocessamento, para concluir os efeitos das transformações naturais e/ou realizadas pelo homem, em uma determinada área.
É o conjunto de ferramentas que integram coleta e processamento de dados espaciais e não espaciais a cerca da Terra. Envolve ferramentas de sensoriamento remoto (imagens de satélite e fotografias aéreas), geodésia por satélite (posicionamento de precisão – GPS), cartografia digital, topografia automatizada, sistemas de informação geográfica e manuseio de banco de dados.

15. O que é um SIG (Sistema de Informações Geográficas)?

É um sistema de captação, armazenamento, manipulação, análise e apresentação de dados ou informações referentes às relações em uma natureza geográfica. .As características dos SIG’s são basicamente a interação numa mesma base de dados às informações espaciais provenientes de dados cartográficos. Oferecendo assim formas de e mecanismos para combinar as diversas informações, através de algoritmos de manipulação e análise, bem como para consultar, recuperar, visualizar e plotar o conteúdo da base de dados georreferenciados.

16. O que é sensoriamento remoto?
Trata-se de uma forma de obter informações de um objeto ou alvo, sem que haja contato físico com o mesmo. As informações são obtidas utilizando-se a radiação eletromagnética refletida e/ou emitida pelos alvos, geradas por fontes naturais como o Sol e a Terra, ou por fontes artificiais como, por exemplo, o radar.
O sensoriamento remoto envolve basicamente duas fases: aquisição de dados e a fase de utilização. Na fase de aquisição são fornecidas as informações referentes à radiação eletromagnética, aos sistemas sensores, ao comportamento espectral dos alvos, a atmosfera, etc. Na fase de utilização são mencionadas as diferentes possibilidades de aplicação destes dados nas várias áreas do saber.
Os dados de sensoriamento remoto podem ser agrupados em quatro domínios ou resoluções: temporal (repetitividade com que o sistema sensor possui na obtenção de informações dos alvos); radiométrico, a (maior ou menor capacidade de um sistema sensor em detectar e registrar diferenças de reflectância e/ou emitância dos elementos da paisagem); espectral, (melhor ou pior caracterização dos alvos em função da largura espectral e/ou número de bandas em que opera o sistema sensor); espacial ou geométrico (a mínima distância entre dois objetos (alvos) que um sensor pode registrar como sendo objetos distintos).

17. O que é imagens de satélite?
É a imagem captada por meio de sensoriamento remoto, via satélite artificial, sendo codificada e transmitida para uma estação rastreadora na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário