Módulo 1 - Tipos de norte e projeções

Módulo 1 - Noções Básicas de Cartografia



6.Tipos de nortes

Norte geográfico
Local onde converge o eixo imaginário de rotação da terra, e com direção tangente ao meridiano (geodésico) passante pelo ponto e apontado para o Pólo Norte.

Norte magnético
Existe ao longo da Terra um campo magnético que converge nos pólos magnéticos norte e sul, é por esses pólos que a agulha da bússola é atraída por estes pólos. Este tipo de norte tem direção tangente à linha de força do campo magnético passante pelo ponto e apontado para o Polo Norte Magnético (que por sua vez, muda de posição, anualmente cerca de 40Km).

12. Projeções


Permitem representar uma realidade esférica (Terra) numa superfície plana (papel), assim as projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas; amenizando problemas do arredondamento do planeta na elaboração de mapas.
Pode-se dizer então que uma projeção cartográfica consiste num conjunto de linhas (paralelos e meridianos), que formam uma rede, sobre a qual são representados os elementos do mapa. A elaboração de um mapa/carta consiste em um método pelo qual se faz corresponder a cada ponto da superfície terrestre, como sendo a um ponto no mapa. Para se obter esta correspondência utilizam-se os sistemas de projeções cartográficas, que por sua vez são classificados quanto ao tipo de superfície adotada e pelo grau de deformação da superfície.


Tipo de Superfície Adotada


Fonte: Rosa, Roberto; Cartografia Básica

Grau de Deformação da Superfície

Um comentário: